Com o objetivo de prestigiar e valorizar a produção de cerâmica em Portugal, conferindo um reconhecimento à excelência das empresas em diversos níveis, reforçando a sua notoriedade e promovendo a imagem do setor em contextos internacionais, a APICER criou o Selo Ceramics - Portugal Does It Better. Pretende-se que a sua utilização seja um forte argumento de venda que estruture a oferta do setor aos mercados. Para além de consubstanciar uma forte estratégia de comunicação e marketing, visa atuar em dois planos através da construção sustentada e consistente de um novo referencial de qualidade:

(1) No plano das Empresas, ao definir regras e níveis de desempenho (avaliadas em termos de indicadores firmes, realistas e competitivos) possibilitará uma discriminação positiva baseada na excelência dos processos produtivos e de gestão, na qualidade, na inovação, no design ou respeito ambiental e social. Assim, as empresas que ambicionarem alcançar este patamar de excelência deverão alinhar a sua oferta ao mercado pelos requisitos e parâmetros do Selo Ceramics - Portugal Does It Better. Este instrumento será, em primeira análise, uma importante oportunidade de melhoria que se deseja estruturante do seu desenvolvimento competitivo e de afirmação nos mercados externos prioritários.

(2) No plano dos Mercados, o Selo Ceramics - Portugal Does It Better será um instrumento ativo e dinâmico da comunicação global do setor junto dos mercados nacional e, em especial, externo. Ao colocar o foco na excelência da oferta «made in Portugal», o setor alinha e ao mesmo tempo potencia os esforços que têm vindo a ser feitos em diversas plataformas de melhorar a imagem do nosso país no contexto internacional.

A atribuição do selo às empresas do setor da cerâmica resulta de uma candidatura de acordo com o Regulamento e Normas aprovado pela Direção da APICER.