O barómetro de competitividade é um sistema de informação de natureza conjuntural e sistematizada que proporciona, numa base semestral, o conhecimento sobre o desempenho de determinado indicadores económicos do setor da cerâmica portuguesa em relação a períodos anteriores, bem como a avaliação das expetativas futuras. Os objetivos que presidem ao seu funcionamento permitem aos seus agentes:
| Entender as oportunidades e desafios do setor da cerâmica em Portugal; | Obter uma caracterização das tendências e expectativas dos empresários; | Monitorar e antecipar iniciativas de interesse público e coletivo de apoio ao desenvolvimento do setor; | Assumir uma influência positiva e construtiva na definição das políticas públicas para setor; | Priorizar estratégias, através de uma previsão acertada dos seus impactos e resultados; | Compreender quais os principais constrangimentos ao desenvolvimento do setor.
Esta ferramenta permite um conhecimento atualizado e prospetivo da evolução do setor, possibilitando a identificação das principais áreas de intervenção e a definição de orientações e opções estratégicas, ajustando a sua trajetória de desenvolvimento.
A metodologia de recolha de informação assenta na auscultação de um painel de convidados, entre eles 23 empresários representativos dos vários subsetores, e 26 representantes de Instituições que, de alguma forma, se relacionam com o setor da cerâmica e que, com ele, mantém uma relação de parceria.
Semestralmente, a APICER envia um inquérito personalizado a este painel de convidados que responde com base na sua opinião e no conhecimento que tem sobre o setor da cerâmica, encontrando-se salvaguardadas as questões de confidencialidade da informação prestada.
O tratamento dos dados recolhidos permite a elaboração de relatórios semestrais disponíveis no Portal da Cerâmica.